top of page

A propósito de um ciclo (Grandes Momentos do Cinema Nipônico)


A PROPÓSITO DE UM CICLO - 1978/2011 (2019)


(da série LEITURA CRÍTICA)

Em 1978, de abril a setembro, o Clube de Cinema de Santos promoveu no Cine Itajubá o ciclo Grandes Momentos do Cinema Nipônico. Foram 25 filmes, trazendo os diretores Shindo, Ozu, Kinoshita, Yamamura e muitos outros (o cineclube santista vinha divulgando a cinematografia do Japão desde a década de 1950, quando estabeleceu parceria com a comunidade local de imigrantes japoneses, que mantinham uma sessão semanal própria no Cine Dom Pedro).

Em julho de 1978, o professor e crítico Cid Marcus escreveu no jornal A Tribuna o artigo A PROPÓSITO DE UM CICLO, ressaltando a importância da iniciativa e apresentando algumas considerações sobre a programação. Em 2011, Cid Marcus atualiza e republica o artigo, em blog próprio (leia na íntegra). A seguir, um vídeo em prévia ilustrada do artigo: um trailer da crítica. E adiante uma sequência de cartões sobre a ligação do cineclubismo em Santos com o cinema nipônico e a colônia japonesa.






Vídeo ilustrativo do ciclo Grandes Momentos do Cinema Nipônico (promovido pelo Clube de Cinema de Santos em 1978) e do artigo crítico de Cid Marcus.



Conteúdo ilustrado sobre as sessões de cinema em japonês em Santos, e o envolvimento do Clube de Cinema nas programações.


Todos os conteúdos publicados em Cine Inês.

pacos_tempo_bp.jpg
bottom of page