CINE INDEX: Gilberto Mendes


O acesso aos conteúdos próprios de Cine Inês é direto a partir desta página. Para os conteúdos de terceiros, o acesso é feito por envio à página de origem.














AnteSala 1


Trailer do documentário A Odisseia Musical de Gilberto Mendes (2005) Carlos Mendes

Acesse










A ODISSEIA MUSICAL DE GILBERTO MENDES (2005) Carlos Mendes

Acesse

Numa viagem de São Paulo a Santos, passando por São Petersburgo e várias outras cidades, para revelar a vida e a obra de um dos grandes compositores da música contemporânea, o documentário  articula  composições interpretadas por diversos artistas e grupos vocais e orquestrais com depoimentos de Décio Pignatari, Caio Pagano e muitos mais.




AnteSaleta 2


BREVES NOTAS SOBRE UM LONGO DEPOIMENTO (2019) Gil Nuno Vaz



Informações sobre o documentário 90 Anos, 90 Vezes Gilberto Mendes, produzido por Berço Esplêndido, e sua programação seriada de 90 episódios ao longo de toda a sazão.



90 ANOS, 90 VEZES GILBERTO MENDES (2012) Carlos Mendes (conteúdo publicado ao longo da sazão, com aproximadamente 8 episódios por mês)

Acesse (A série completa está disponíveil no canal de Berço Esplêndido Filmes, no Youtube)

Num formato diferenciado, uma série de longuíssima metragem dividida em 90 episódios, o diretor Carlos Mendes realizou em 2012 uma sequência de depoimentos marcando os 90 anos de idade do compositor Gilberto Mendes. Aqui, o segundo bloco com os episódio 09 a 16 da série produzida por Berço Esplêndido Filmes, em exibição na íntegra nos doze meses da Sazão 2019-2020.



ANTÔNIO EDUARDO TOCA GILBERTO MENDES: duas séries





















O PIANO DE GILBERTO MENDES, AO CAIR DA TARDE








AO PIANO, DE PIJAMAS, ANTÔNIO EDUARDO TOCA GILBERTO MENDES (2020)










Cabine de Projeção (Sarau) - Talk In Box (Papo do Gabinete de Leitura)































ANTÔNIO EDUARDO: Sobre as séries

No TALK IN BOX da Cabine de Projeção, o pianista Antônio Eduardo, parceiro do site Cine Inês, comenta as duas séries de composições de Gilberto Mendes exibidas na tela do Sarau, diretamente de sua residência, onde gravou as interpretações. 

SACADA NORTE (CineSeletaMista)




LIRA DE AMBROSIA (2014) Gil Nuno Vaz

Acesse

Núcleos e Conteúdos - Apresentação cênico-musical que o pianista Antônio Eduardo, parceiro de Cine Inês, em trabalho conjunto com a cantora Adriana Bernardes, realizaram em Campinas, em 2015, no II Festival de Música Contemporânea Brasileira. O espetáculo LIRA DE AMBROSIA faz anteceder de cada canção a peça para piano do compositor Gilberto Mendes  para a qual Gil Nuno Vaz justapôs  poema de literato santista: Alexandre de Gusmão, Martins Fontes, Paulo Gonçalves e José Bonifácio, além de textos do próprio compositor. Os temas celebram a sensualidade e o amor, à sombra da morte (Eros em face de Thanatos).

CONSTELADOS

CONSTELADO BOREAL (CineRemate)


Constelação GILBERTO MENDES E OS CLUBES DE CINEMA E ARTE DE SANTOS


A constelação Gilberto Mendes e os Clubes de Cinema e Arte de Santos aborda os prolegômenos da trajetória de ativismo cultural do compositor, vinculados a dois clubes culturais da cidade de Santos, nos anos 50 e 60 do século vinte.



Tela Ponto Cruz 01

Prenunciando Festival Música Nova e Madrigal Ars Viva

O vídeo é introduzido por depoimento de Gil Nuno Vaz, para inserção na 2a. Semana Cultural Gilberto Mendes, e apresentado oficialmente no dia 15/10/2020.




CONSTELADO CENTRAL (CineReverência)



Constelação MGM - MAESTRO GILBERTO MENDES

A constelação MGM - Maestro Gilberto Mendes: Música, Cinema do Som traz depoimentos sobre o compositor e interpretações de sua obra estreitamente ligada à arte cinematográfica. 


Tela Ponto Cruz 01 MÚSICA, CINEMA DO SOM

No primeiro evento desse Circuito Cruzado, a Tela Ponto Cruz n. 01, o pianista e professor Antônio Eduardo fala dos vínculos entre a música de Gilberto Mendes e o cinema. O evento conta com a parceria da Cátedra Gilberto Mendes, da Universidade Católica de Santos.



CONSTELADO AUSTRAL (CineResgate)



Constelação


CINECLUBISMO EM SANTOS: 70 ANOS (1950-2020)
















Tela Ponto Cruz 01


Projetor, Luz... Reflexão!


Tela Ponto Cruz 02


CINEZEN e a Mente Cultural de André Azenha






Tela Ponto Cruz 04


A Primeira Sessão do Clube de Cinema de Santos








CineBrinde




MOTETO E GLOSAS (Gil Nuno Vaz)












YOU LEAVE ME BREATHLESS (Frederick Hollander) arranjo Gilberto Mendes - interpretação Fernando Portari (tenor), Rosana Lamosa (soprano), Rubens Ricciardi (piano) e Gilberto Mendes.

Acesse

CineBrinde em complemento aos episódios 03 e 04 da web série documental 90 ANOS, 90 VEZES GILBERTO MENDES, produzida por Berço Esplêndido em 2012, com direção de Carlos Mendes.
"No dia 6 de setembro de 2003, ao final de uma histórica primeira apresentação das canções antigas de Gilberto Mendes na Sala de Concertos da Tulha, em Ribeirão Preto (sob a organização de Rubens Ricciardi), Rubens Ricciardi, o pianista, na companhia do tenor Fernando Portari e da soprano Rosana Lamosa, de surpresa convidaram Gillberto Mendes para cantar com eles uma canção de cabaret berlinense de Frederick Hollander para a qual o próprio compositor fizera um belíssimo arranjo" (Carlos Mendes)


pacos_tempo_bp.jpg

Registro histórico por ambiente, recinto e sazão de todos os conteúdos publicados em Cine Inês.

Visualizar em modo site para computador
  • Cine Inês Facebook
  • Cine Inês Youtube
  • Cine Inês Vimeo
  • Cine Inês Twitter
  • Cine Inês Instagram