SAZÃO I (2019-2020)


Lista dos conteúdos publicados na sazão, de 01/11/2019 a 31/10/2020.


Esta página relaciona os títulos dos conteúdos ativos na sazão correspondente, e os vínculos (links) remetem às páginas de apresentação dos respectivos conteúdos.


Nas novas páginas assim acessadas, os vínculos referentes aos conteúdos próprios ou produzidos em parceria com as conexões de Cine Inês remetem à publicação no Horizonte de Eventos (Cine Inês Paços do Tempo).


O acesso aos conteúdos produzidos por terceiros, publicados nos ambientes e recintos de Cine Inês, é feito por envio à página de origem. Assim, a validade dos vínculos está condicionada à permanência dos conteúdos em suas páginas de origem.



CONTEÚDOS PRÓPRIOS OU EM PARCERIA



BILHETERIA

Barrela, 60 Anos




 


O GURU, DOIS GURIS





 


O PARQUE: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE CINEMA




 



NEW YORK WORK In Progress

Uma trilogia de curtas-metragens em forma de série rondó

NEW YORK WORK In Progress 1. Vagamente 2. Statue and Liberty 3. Escapes

No vídeo, uma introdução ao conceito da forma musical rondó em transposição cinematográfica, na série de Gustavo Lucas, com músicas de Gilberto Mendes e Gil Nuno Vaz




 


RUA

RUA

poema de Inês Cruz

videoleitura de Gil Nuno Vaz inspirado em interpretação de Nélia Silva

com a participação de Inessa Maria e Gustavo Lucas






 


H2 O


Um percurso das águas respingando metáforas de vida e morte.

A partir de uma representação cênico-musical do grupo Quorum, em 1973.




 

BREVES NOTAS SOBRE UM LONGO DEPOIMENTO




 

NA MIRA DE MIRO

A vida de Maurice Legeard, figura central do cineclubismo em Santos, é repleta de passagens pitorescas e, muitas vezes, hilariantes. O artista gráfico Argemiro Antunes (Miro), que acompanhou a atuação de Maurice durante 30 anos, registrou em tiras e charges vários desses episódios. A partir desses materiais foi idealizada esta série.

Esse Tipo de Filme (Episódio 1)




 

MAURICE LEGEARD, O MÉDICO E O MONSTRO




 

LEITURA CRÍTICA

A Propósito de um Ciclo (Grandes Momentos do Cinema Nipônico)

A Ilha Nua




 

CINEMA 25 Lustros

FICÇÃO-CIENTÍFICA

CINEMA 25 LUSTROS: FICÇÃO-CIENTÍFICA Cine Inês e Cinemateca de Santos apresentam

Iniciando série sobre os 125 anos do cinema, cada edição traz 5 filmes (integrais, trailers ou excertos) de um gênero cinematográfico, 1 filme por geração. O gênero que inaugura a série é Ficção-Científica, e traz Viagem à Lua, Metrópolis, 2001, Blade Runner e Interstellar.

SUSPENSE



 

ANTÔNIO EDUARDO TOCA GILBERTO MENDES

O Piano de Gilberto Mendes ao Cair da Tarde

O PIANO DE GILBERTO MENDES AO CAIR DA TARDE

O pianista Antônio Eduardo apresenta no Sarau duas séries sobre a música para piano de Gilberto Mendes. A partir de 20 de abril começa a primeira série, com peças do início da carreira do compositor. E, no Talk In Box (mesmo recinto do site), o pianista fala também da próxima série, Ao Piano, de Pijamas

Ao Piano, de Pijamas

AO PIANO, DE PIJAMAS, ANTÔNIO EDUARDO TOCA GILBERTO MENDES

Segunda série do recital íntimo do pianista Antônio Eduardo sobre a música para piano de Gilberto Mendes. As peças da primeira série continuam disponíveis, na sequência da exibição. E, no Talk In Box (mesmo recinto do site), o pianista faz comentários sobre o repertório para piano do compositor. No Sarau de Cine Inês


Constelação MGM MAESTRO GILBERTO MENDES

Tela Ponto Cruz 01 - Música, Cinema do Som

Com programação adaptada às atuais condições de realização de eventos, Cine Inês inaugura o ambiente PAÇO EXTERNO com o evento MGM: Maestro Gilberto Mendes (Música, Cinema do Som). Em parceria com a Cátedra Gilberto Mendes, da Universidade Católica de Santos, e participação do pianista e professor Antônio Eduardo, alguns dos filmes que influenciaram a obra do compositor.



 


Constelação GILBERTO MENDES E OS CLUBES DE CINEMA E ARTE DE SANTOS

Tela Ponto Cruz 01 - Prenunciando Festival Música Nova e Madrigal Ars Viva





 

GILBERTO MENDES NO CINE INÊS

Lugares, Coisas, Pessoas

Participação na 2a Semana Cultural Gilberto Mendes

Vídeo baseado em capítulo do livro de Inês Cruz sobre arte e cineclubismo em Santos, a ser publicado em breve pela Editora Leopoldianum (UniSantos)


Constelação NO MUNDO PÓS-2020 Utopias e Distopias

Tela Ponto Cruz 00 (Introdução) Sobre Utopias e Distopias

NO MUNDO PÓS-2020: SOBRE UTOPIAS E DISTOPIAS.

Cine Inês e Cinemateca de Santos apresentam a introdução à série Constelação NO MUNDO PÓS-2020

Falas de Eduardo Galeano, Zygmunt Bauman e Naomar de Almeida Filho, e a exibição do curta-metragem BIRRI E VLADO, sobre o cineasta argentino FERNANDO BIRRI e o jornalista brasileiro VLADIMIR HERZOG.


Constelação CINECLUBISMO EM SANTOS: 70 Anos (1950-2020)

1a. Sazão

Tela Ponto Cruz 01 - Projetor, Luz... Reflexão!

Cine Inês e Cinemateca de Santos resgatam a atuação histórica dos cineclubes de Santos e da Baixada Santista, desde a primeira sessão em 1950 até as sessões suspensas de 2020. Face à inviabilidade de realizar os eventos no local originalmente previsto (Cinemateca de Santos), o conteúdo é exibido em formato de série no Constelado Austral do Paço Externo de Cine Inês. Aqui, o primeiro episódio: PROJETOR, LUZ, REFLEXÃO!


Tela Ponto Cruz 02 - Outras Lentes: O Cinema Japonês

O CINEMA JAPONÊS NO CIRCUITO DOS CINECLUBES DA BAIXADA SANTISTA

Desde o clássico e aclamado Akira Kurosawa ao transgressor e pouco referido Eizo Sugawa, passando por Ozu, Kinoshita e outros diretores que afirmaram uma cinematografia japonesa de impacto mundial, o site Cine Inês e a Cinemateca de Santos apresentam OUTRAS LENTES: O Cinema Japonês, segunda Tela Ponto Cruz da constelação CINECLUBISMO EM SANTOS: 70 ANOS (1950-2020).

Depoimentos de Maurice Legeard, Juracy Silveira, Cid Marcus, Gilberto Mendes e Thiago Legeard


Tela Ponto Cruz 03 - Cinezen: A Mente Cultural de André Azenha

CINEZEN E A MENTE CULTURAL DE ANDRÉ AZENHA Terceira tela ponto cruz da série Cineclubismo em Santos: 70 anos (1950-2020)

O jornalista, crítico de cinema e produtor cultural André Azenha fala de suas realizações, com destaque para a atuação no cineclubismo.


Tela Ponto Cruz 04 - A Primeira Sessão do Clube de Cinema de Santos

A PRIMEIRA SESSÃO DO CLUBE DE CINEMA DE SANTOS Dia 26 de AGOSTO - a partir de 15 horas

Às 15 horas do sábado de 26 de agosto de 1950, o Clube de Cinema de Santos realizava sua sessão inaugural, no Cine Bandeirantes, com o filme LE CORBEAU (A Sombra do Pavor), do diretor Henri Georges Clouzot. A partir das 15 horas do dia 26 de agosto de 2020, marcando os 70 anos daquele evento histórico, Cine Inês e Cinemateca de Santos lançam um vídeo com depoimentos de Maurice Legeard, Gilberto Mendes, Armando Sá, Bertrand Tavernier, Thiago Legeard e outros, com memórias e reflexões sobre o evento, o filme e a obra de Clouzot. Acesse, a partir de quarta-feira, nesse horário, em



Tela Ponto Cruz 05 - Star Trek Baixada Santista e o Clube do Episódio

STAR TREK BAIXADA SANTISTA E O CLUBE DO EPISÓDIO

Desde março de 2019, o fanclube Star Trek Baixada Santista desenvolve o Clube do Episódio, um projeto de cineclubismo em parceria com a Cinemateca de Santos.

No site Cine Inês, um breve retrospecto das atividades conduzidas por Heitor Teixeira:






CONTEÚDOS DE TERCEIROS


A ODISSEIA MUSICAL DE GILBERTO MENDES


YOU LEAVE ME BREATHLESS


A MARGEM


O GURU E OS GURIS


O PARQUE


UM HAPPENING PARA DOIS GILS: LIRA DE AMBROSIA



 

90 ANOS, 90 VEZES GILBERTO MENDES


A inusitada série de 90 episódios, realizada pelo cineasta Carlos Mendes, foi programada para ser exibida em Cine Inês ao longo dos doze meses da Sazão 2019-2020, com oito episódios por mês e seis no último mês.