top of page

SAZÃO II (2020-2021)


Esta página relaciona todos os títulos de conteúdos expostos (publicados, mantidos ou reprisados) no site Cine Inês, no período de 01/11/2020 a 31/10/2021, com vínculos (links) que remetem aos endereços respectivos de sua disponibilização.



Sobre o acesso aos conteúdos relacionados, ressalta-se que dois tipos de situações podem ocorrer, e dependem: a) se os conteúdos são produções próprias ou em parcer; : ou b) se os conteúdos são produções de terceiros, sendo portanto apenas exibidos no site Cine Inês.


No primeiros caso, os vínculos referentes aos conteúdos próprios ou produzidos em parceria com as conexões de Cine Inês remetem à publicação em canais próprios de Cine Inês (site, redes sociais) e/ou de Cantos Correntes (site, redes sociais).


No segundo caso, o acesso aos conteúdos produzidos por terceiros, publicados nos ambientes e recintos de Cine Inês, é feito por envio às respectivas páginas de origem. Assim, a validade dos vínculos está condicionada à permanência dos conteúdos em suas páginas de origem.




CONTEÚDOS PRÓPRIOS OU EM PARCERIA





 



CONTEÚDOS DE TERCEIROS




Constelação CINECLUBISMO EM SANTOS: 70 Anos (1950-2020)




2a. Sazão


Tela Ponto Cruz 06 (1) - Seguindo as Pistas de Hitchcock e Clouzot - Os Anos 50

SEGUINDO AS PISTAS DE HITCHCOCK E CLOUZOT

Dois mestres do cinema de suspense, em exibições do Clube de Cinema e da Cinemateca de Santos, contrapondo as famosas aparições (cameos) do diretor inglês, como figurante de seus próprios filmes, a um humor mais velado (e metalinguístico?) do diretor francês.



Tela Ponto Cruz 06 (2) - Seguindo as Pistas de Hitchcock e Clouzot - Os 60 Anos Seguintes



Tela Ponto Cruz 07 - Os Primeiros Ciclos de Cinema

OS PRIMEIROS CICLOS DE CINEMA

Principal modalidade de programação do cineclubismo, o ciclo de cinema começou a ser praticado pelo Clube de Cinema de Santos em 1955, com o ciclo Tendências do Moderno Cinema Inglês. Mas, em 1953 e 1954, foram realizadas algumas experiências prévias desse formato, com filmes franceses, italianos e tchecos.


Tela Ponto Cruz 08 - A Primeira Sessão da Meia-Noite



Tela Ponto Cruz 09 - A Última Sessão da Meia-Noite



Tela Ponto Cruz 10 - Cinema e Teatro

CINEMA E TEATRO

Separados por 42 anos (1959-2001), dois eventos do cineclubismo em Santos articulados com festivais de teatro.




CINECONEXÕES

CineConexões de CINE INÊS HECO Produções Igor Malvina Ricardo Prado e Winnie Thyrslian

HECO Produções, produtora vinculada a inúmeras ações de incentivo e resgate do cinema brasileiro: conexão com trailer do filme A Margem, de Ozualdo Candeias. Igor Malvina, conexão com o curta-metragem O PARQUE, um curta-metragem histórico como marco pedagófico de iniciação ao cinema. Ricardo Prado e Winnie Thyrslian, conexão com o documentário Maurice Legeard: o Médico e o Monstro, documentário realizado como trabalho de conclusão de curso de jornalismo em 2009.

BETO LOPES

Intérprete ao piano da vinheta musical de abertura do site Cine Inês, além de outras peças inseridas em trilhas dos vídeos exibidos no site, Beto Lopes é maestro, pianista, orquestrador e professor, e também diretor do Projeto Cultural da Universidade Católica de Santos, que abrange diversas áreas artísticas.

ADRIANA BERNARDES

Cantora lírica, Mestre em práticas interpretativas pela Unicamp, Modelo-vivo, Educadora e Atriz. Sua participação no concerto Lira de Ambrosia, em homenagem a Gilberto Mendes

Para conhecer mais do trabalho e atividades de Adriana Bernardes, acesse https://www.facebook.com/bernardes.adriana

ISABEL NASCIMENTO

Educadora e fotógrafa, seus registros de Maurice Legeard e dos últimos eventos que promoveu e de que participou fazem parte do site Cine Inês e da iconografia do livro sobre arte e cineclubismo em Santos, de Inês Cruz, a ser publicado em breve pela Editora Leopoldianum, da Universidade Católica de Santos.

J. A. SARQUIS

Fotógrafo e professor de fotografia, seus registros de Maurice Legeard e da Cinemateca de Santos fazem parte do site Cine Inês e da iconografia do livro sobre arte e cineclubismo em Santos, de Inês Cruz, a ser publicado em breve pela Editora Leopoldianum, da Universidade Católica de Santos.

Conheça mais sobre J. A. Sarquis em https://www.facebook.com/sarquisfotografias/

ANTÔNIO EDUARDO

Parceiro estreito do site Cine Inês, o professor e pianista Antônio Eduardo é especial intérprete e pesquisador da obra de Gilberto Mendes e do Festival Música Nova, com discos e livros publicados sobre o trabalho e as atividades do mestre. https://www.youtube.com/watch?v=Whnw2gMyu2U

Nas imagens, Antônio Eduardo recepciona Eliane Mendes e Inês Cruz, com Gilberto Mendes e Gil Nuno Vaz. No vídeo, ele toca Il Neige... de Nouveau!, na casa do compositor que acompanha a interpretação, registrada em vídeo por Carlos Mendes.

CINEMATECA DE SANTOS Criada em 1981 por Maurice Legeard, atualmente sob a coordenação de Thiago Legeard, está localizada em Santos à Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, no bairro do Campo Grande. Instituição cuja história se vincula ao primeiro cineclube da cidade, o Clube de Cinema de Santos (fundado em 1948), tem colaborado com o site Cine Inês em várias parcerias, como a Constelação CINECLUBISMO EM SANTOS: 70 anos (1950-2020) e outras em preparação. Deu contribuição fundamental também à elaboração do livro sobre arte e cineclubismo em Santos, de Inês Cruz, a ser lançado brevemente.

Conheça mais sobre a Cinemateca de Santos em https://www.facebook.com/Cinemateca-de-Santos-215824111903082/

CÁTEDRA GILBERTO MENDES Criada em 2018 pela Universidade Católica de Santos, participa de parcerias com o site Cine Inês, como a Constelação MGM - Maestro Gilberto Mendes e outros projetos.

Vídeo da instalação da Cátedra Gilberto Mendes https://www.youtube.com/watch?v=wyJj8J4r7W0

CID MARCUS Autor das críticas de cinema exibidas no CineDebatePapo, na Sazão 2019-2020, Cid Marcus é escritor, ensaísta e contista, pesquisador e professor de Mitologia e suas relações com a Astrologia e as Artes em geral. Respondeu pela coluna de Livros e Revistas do jornal A Tribuna de Santos, e foi ex-presidente do Clube de Cinema de Santos (1962 e 1963).

Conheça mais sobre Cid Marcus, acesse seus textos em https://cidmarcus.blogspot.com

BERÇO ESPLÊNDIDO FILMES (produtora) e CARLOS MENDES (diretor), criadores do documentário A ODISSEIA MUSICAL DE GILBERTO MENDES e da websérie 90 ANOS, 90 VEZES GILBERTO MENDES.

Conheça mais produções de Berço Esplêndido e de Carlos Mendes em https://www.youtube.com/channel/UCu1K85JIqkBG-lh4rge1x7A




SABATINA

OS DOIS GABINETES DO DR. CALIGARI de Cine Inês Gabinete do Sabichão

Para quem ainda não foi ao ambiente Sanitários de Cine Inês: Um porta-quiz para testar seus conhecimentos sobre cinema.

A mudança de conteúdos da nova sazão começa com um "double O quiz", uma claqueTeste sobre o agente "double O seven".

Sean Connery foi o primeiro James Bond do cinema. Mas quem foi o primeiro a tirar o chapéu na cena de abertura? E quem foi o primeiro a atirar de joelhos?

Para Sabichões e Sabichonas

Acesse o recinto secreto da Sabatina



Todos os conteúdos publicados em Cine Inês.

pacos_tempo_bp.jpg
bottom of page