top of page

Curatela

Atualizado: 7 de dez.

ree

São duas curatelas: a do Paço Interno e a do Paço Externo. Madame Pochette cuida de uma, Mademoiselle Pochette cuida de outra. O que, no final, resulta em que as duas cuidam de tudo. Dos dois Paços e ainda dos Paços do Tempo.


Existem critérios? Claro que sim. Mas não seguem os padrões usuais de uma programação de sessões e atividades. Porque, na verdade, não se trata disso. A programação funciona como uma cortina de fumaça, embaçando a percepção do público, e não só do chamado público em geral. Enevoa até a visão dos frequentadores habituais, e mesmo dos cineclubistas, os que participam regularmente dos debates.


Convenhamos, é preciso muito tino para exercer a função. Não basta apenas ter conhecimento do assunto, das questões estéticas, aspectos técnicos das filmografias, dos temas e sutilezas das artes cruzadas com o cinema.


O auditor havia sido alertado pela colega. Ela dera algumas sinalizações que mereceriam observação mais focada, detalhada, aprofundada. Pequenos sinais que escondiam grandes segredos. E ele resolveu seguir à risca as orientações.


O JOGO DA VELHA


Seu ponto de partida foi aquele conhecido traçado simples, e quase banal, do tradicional jogo da velha. O que tanto desenhavam aquelas linhas? Gastavam um tempo incrível, desmesurado, num joguinho que só se perde por absoluta distração. E se os dois jogadores estiverem concentrados, atentos, o empate é o único resultado razoável. Ninguém ganha, ninguém perde.


Então, qual seria o truque? Nem se poderia dizer que houvesse alguma manipulação, tipo carta na manga, ou algum toque por baixo da mesa.


Levou um tempinho para decifrar. Mas, enfim, diante de alguns atos falhos dos frequentadores do cinema, ressalvado que certos tropeços verbais lhe pareceram propositais, até conseguiu ter relances casuais da criptografia que dissimulava o real estado de coisas que vinha presenciando. E, finalmente, conseguiu acesso aos mistérios da curatela. Desvendados pelas próprias curadoras, Madame e Mademoiselle Pochette.



Acesso à criptografia das inexposições
Acesso à criptografia das inexposições

Descobriu, enfim, que o núcleo da criptografia estava numa codificação embutida nas casas daquele traçado do velho jogo da velha. Eis...
























 
 
 

Comentários


bottom of page