top of page

MUSICA PARADISO: O Beijo Colado


MUSICA PARADISO: O BEIJO COLADO (2004) realização em 2010


MUSICA PARADISO: O Beijo Colado, composição musical para canto e piano escrita em 2004, teve sua estreia no dia 31/10/2010, no Theatro Guarany, em Santos (SP), na interpretação da soprano Adriana Bernardes e do pianista Antônio Eduardo.
É a primeira peça - e propulsora - de uma série que busca transpor para a linguagem musical elementos da linguagem cinematográfica: a narrativa, o corte, a montagem, a iluminação, os gêneros e outros aspectos técnicos e estéticos. 
É nesse sentido amplo que a série foi denominada TEMAS DE CINEMA. MUSICA PARADISO: O Beijo Colado  é assim a peça Temas de Cinema n. 1, e foi inspirada na famosa sequência dos beijos proibidos do filme Cinema Paradiso, do diretor Giuseppe Tornatore.

Acompanha depoimento do autor sobre o ciclo em geral e, especificamente, sobre os elementos de MUSICA PARADISO: O BEIJO COLADO, desenvolvidos a partir de uma cena do filme Cinema Paradiso.


TEMAS DE CINEMA: Uma Série Inspirada Na Sétima Arte

(sobre MUSICA PARADISO: O Beijo Colado)


O processo de criação de MUSICA PARADISO: O Beijo Colado é mostrado em vídeo na Cabine de Projeção. O vídeo é dividido em duas partes. A parte A identifica os filmes, atores e atrizes das cenas dos beijos (com algumas omissões e eventuais incorreções em equívocos) exibidas na sequência final de Cinema Paradiso. A parte B identifica todas as composições utilizadas na montagem das cenas musicais de Musica Paradiso: O Beijo Colado, informando os títulos e autores das obras, além da função na estrutura musical (melodia, acompanhamento, texto), ilustrados com imagens dos compositores, letristas e partituras. Cada uma dessas partes é antecedida por breve e sintético esclarecimento  sobre o respectivo processo de criação, cinematográfica e musical.

O processo de criação de MUSICA PARADISO: O Beijo Colado foi mostrado em vídeo na Cabine de Projeção. De início, o vídeo identifica os filmes e atores das cenas dos beijos (com algumas omissões e dúvidas) exibidos em Cinema Paradiso. A seguir, identifica todas as composições utilizadas na montagem das cenas (beijos) musicais de Musica Paradiso: O Beijo Colado. Essa exposição é dividida em dois grandes blocos. O primeiro tem como pano de fundo, nem sempre evidenciada, uma ambientação musical à base do compositor romântico Robert Schumann. O segundo não tem pano de fundo, e as citações se sucedem diretamente por encadeamentos temáticos, literários ou musicais. No final, a coda retoma o pano de fundo do bloco anterior, para exibir uma espécie de ficha técnica da composição.

Todos os conteúdos publicados em Cine Inês.

pacos_tempo_bp.jpg
bottom of page