NOVENADAVIDA
- Cine Inês

- 13 de fev. de 2021
- 6 min de leitura
Atualizado: há 3 dias

TERMO DE ABERTURA do livro CANTOS CORRENTES
CuraTela da Inexposição Madame Pochette
Sinopse A protonauta Agnes Dellacroix consente participar de uma transferência de alta volatilidade, quanto à compatibilidade entre a configuração espectral do ser e a configuração perceptual da sede condicionante.
Submetida a uma confecção experimental de energiaria táxtil de grande incerteza, ela não conta com recursos apropriados, plurais e diversificados, para enfrentar as eventuais imposições sensoriais às quais estará sujeita. O único instrumento garantidor com dose razoável de confiabilidade é a possibilidade de um imaginário diálogo com uma espécie de alter ego, ou um contraponto de alteridade, representado por um cantor, Paulinho da Vila.
O objetivo da transferência é aprofundar os estudos sobre concepções, intensamente debatidas pelos kyneaztaz e kryptykoz, a respeito de um suposto e possível estatuto fenomenológico do inexversus, e que os arquitextores decidem testar com o uso de recentes aprimoramentos na tecnologia de transferência de vultos (seres espectrais).
ATA DE LANÇAMENTO
Pareceres, previsões, orientações dos arquitextores, em mesa redonda no gabinete da Coxia, em Cine Inex.

Tema 01 - ERA UMA VEZ
Tema 02 - DE OLHO NA TELA
Tema 03 - A NOITE AMERICANA
Tema 04 - PERSONA
Tema 05 - LIMITES
Tema 06 - NA TRILHA DA MÚSICA
Tema 07 - CAFÉ SOCIETY
Tema 08 - LINHA DE MONTAGEM
Tema 09 - ASSINATURAS
Tema 10 - THAT´S ENTERTAINMENT!
Tema 11 - THE TALK OF THE TOWN
Tema 12 - ESCOLA DE CINEMA
ANTES DO LANÇAMENTO
Ata - N!
Termo de Abertura
Protonauta: o Guarda-Livros
Origem: sede espectral Canal 0.
Destino: sede espectral inexata.
Cinematriz (diretriz de movimento espectral): O Guarda-Livros aceita o desafio de se tornar um protonauta, com a condição de explorar a possibilidade do não-ser no inexversus. Investigar a faculdade da dexistência, a renúncia a uma suposta eternidade da alma.
Autos e Laudos da inexposição, e demais elementos do processo no Livro de Atas
Inextratos
NOVENADAVIDA Canal 0: Vôo de Pássaro sobre a Orla
NOVENADAVIDA Canal 1: DO UTensílio
NOVENADAVIDA Canal 2: REconstituo o que
NOVENADAVIDA Canal 3: MInuciaram
NOVENADAVIDA Canal 4: FAbris escultores
NOVENADAVIDA Canal 5: SOLtas nos ermos
NOVENADAVIDA Canal 6: LÁpides perpetuam
NOVENADAVIDA Canal 7: SIgnos Inciosos
NOVENADAVIDA Canal N: Mar Aberto para Balanço
NOVENADAVIDA Canal inexato: NOVENADAVIDA
Inexcertos e Originais
Assentos
Obras
Operadores
Interlocutores
Extratos
Universos
Conteúdos Complementares
Artes Literárias
Artes Musicais
Artes Visuais
Artes Cênicas
Conteúdos das Comportas (Coreto e Coxia)
Ata N - 1
PÊNSIL NIHIL.

É sempre assim. Ou quase sempre. E de repente. Ela está num lugar e, no momento seguinte, está em outro.
Agora, Audite está em frente à Ponte Pênsil. Do lado insular de São Vicente. Luzes mortiças. Nada avista em toda a extensão até o acesso continental. Consulta o relógio. Alguns minutos passados das onze. Avança pelo piso de madeira e o som de seus passos lentos vai ecoando no silêncio da noite. Então... Nihil à vista.
Extrato criado para a inexposição inaugural de Cine Inês, com início na Sazão V (2023-2024).
Assim como para todo extrato que, publicado em Cine Inês, funciona como fio condutor matriz de uma inexposição, é atribuído a NOVENADAVIDA o estatuto de Inextrato.
Nessa condição, integra-se à ficção de Cantos Correntes como observatório das inexcursões de operadores pelos meandros perceptuais da realidade universal, conforme resumo a seguir.
Sinopse - NOVENADAVIDA tem como personagem central um contador (guarda-livros) que busca respostas para sua grande questão crucial: a possibilidade de renunciar à autoconsciência, em qualquer realidade admissível a essa condição existencial da individualidade. Nesse propósito, ele decide submeter-se aos experimentos desenvolvidos por uma comunidade de pesquisadores, que proporcionam a vivência de diversas realidades perceptuais, pela navegação das ondas sensoriais de mares espectrais.
Esse percurso torna-se o objeto de investigação dos auditores Nihil Ultra e Audite Nova, num cenário urbano em que vão partilhar suas motivações de vida e questionar suas trajetórias e o sentido de suas buscas.
Conteúdos integrantes da inexposição NOVENADAVIDA
Inextrato - NOVENADAVIDA é uma série escalada em nove partes denominadas Canais. A inexibição de cada parte é programada em seções, de quantidade variável por parte. Ao final, as seções são agrupadas numa versão integral da parte.
Lançamentos vinculados - conteúdos inexibidos nos ambientes e recintos de Cine Inês, complementares ao inextrato, que particularizam e aprofundam a aproximação com obras, interlocutores, universos, assentos, operadores e extratos de Cantos Correntes.
INEXTRATO - Formato e Roteiro

Sinopse do Inextrato
Dois auditores fiscais observam a movimentação urbana de um contador, em busca de pistas ou provas da escrituração de supostos desvios nos livros contábeis de uma alfaiataria.
Na investigação, seguem um percurso por nove canais de drenagem sanitária da cidade. Ao final, vão descobrir uma realidade complexa que envolve a ambos, levando-os a questionar e a reavaliar suas suspeitas e convicções.
A inexposição foi anunciada por três vídeos, estabelecendo uma associação com os três sinais da tradição teatral, numa cronologia dilatada em relação aos intervalos de tempo em que cada sinal é acionado. Em vez de alguns minutos de defasagem, os sinais foram publicados numa sequência que retroagiu a três meses: primeiro vídeo: final de julho/2024; segundo vídeo: final de agosto/2024; terceiro vídeo: final de setembro/2024. A inexibição do inextrato começou em 01/11/2024, antecedida ainda por uma apresentação, em fins de outubro.
Canal Zero - VÔO DE PÁSSARO SOBRE A ORLA.

Sinopse - dois auditores de uma organização fiscal independente são encarregados de investigar um guarda-livros, suspeito de escritas contábeis irregulares para lojas comerciais na cidade de Santos.
Seções
Intróito
Pênsil, Nihil
Do Auto da Ponte ao Laudo da Prece
Marco Zero, a marca da origem
Eis as Questões
O Desafio da Meada
Cronologia da inserção roteirizada das partes e lançamentos vinculados, para percorrer a inexposição NOVENADAVIDA na dinâmica inaugural de sua inexibição.
INEXTRATO Preâmbulo
31/07/2023 Primeiro Sinal
/08/2023 Segundo Sinal
/09/2023 Terceiro Sinal
20/10/2023 Apresentação de Novenadavida

PÊNSIL, NIHIL
(seção 1 do Canal Zero)
Os dois auditores se encontram num sábado, por volta da meia-noite, na ponte pênsil da cidade vizinha de São Vicente, onde, segundo algumas evidências, o guarda-livros e um de seus clientes iriam tratar sigilosamente de procedimentos para o registro de operações secretas.
Face ao horário e ao histórico sinistro do lugar, os auditores (Audite Nova e Nihil Ultra) são levados a imaginar um desfecho trágico para a inusitada reunião, um assassinato ou talvez um suicídio.

DO AUTO DA PONTE AO LAUDO DA PRECE
(seção 2 do Canal Zero)
Observando em espreita o guarda-livros e seu misterioso cliente, são surpreendidos por um estranho diálogo entre ambos. Nas sombras da noite, o guarda-livros manifesta ao cliente o seu desejo de renunciar à imortalidade da alma, em meio a imagens de anjos e cantos velados de questões ancestrais.

MARCO ZERO - a marca de origem
(seção 3 do Canal Zero)
Um dos anjos (o anjo do guarda-livros), usando o enigmático cliente como porta-voz, sugere que o guarda-livros vá a um cinema local, assistir a sessão da meia-noite a começar em instantes, promovida por um cineclube local.

EIS AS QUESTÕES
(seção 4 do Canal Zero)
Ao término da sessão, um grupo de cineclubistas se reúne em outro cinema, numa antiga praça da cidade, para um debate sobre o filme.
Lá, os cineastas e críticos (kyneaztaz e krytykos) que comandam a sessão de debate decidem aceitar o pleito de renúncia do guarda-livros, condicionado a um percurso que ele deveria fazer pelos nove canais da cidade de Santos. Uma novena forense, num intercâmbio com seres de diferentes configurações, pertencentes a diversas sedes da realidade. E guiado por doze traçados de âmbitos da percepção e do conhecimento.

O DESAFIO DA MEADA
(seção 5 do Canal Zero)
Ao término da sessão, um grupo de cineclubistas se reúne em outro cinema, numa antiga praça da cidade, para um debate sobre o filme.
Lá, os cineastas e
Diante de tudo o que presenciam, os auditores percebem que a natureza contábil dos atos sob sua investigação é apenas um disfarce, uma camuflagem institucional, de uma atividade não catalogável nos planos de contas e dispositivos de controle fiscal de atos comerciais e econômicos, administrativos ou financeiros. E decidem aprofundar as suas observações, o que os levará a se infiltrarem naquele grupo de cineclubistas.
Lançamentos vinculados à inexposição, nos ambientes e recintos de Cine Inês
AUDITE NOVA
NIHIL ULTRA
O GUARDA-LIVROS
AUDITORIUM
O ANJO DO GUARDA-LIVROS
HELOÍSA CASTELLAR PETRI
Inês já estava por perto, quando nasci.
Por partes. Por perto qualquer ponto está de outro qualquer, dentro dos quase quarenta e quatro quilômetros quadrados que Santos ocupa na ilha de São Vicente. Mas, por perto aqui quer dizer bem próximo.
Canal Um - DO UTensílio.

As imagens em NOVENADAVIDA - Transformar em imagens a percepção sensorial dos transientes constitui uma das grandes dificuldades à visualização dos estratos da realidade em que eles se inserem. Os instrumentos de captação do observatório não conseguem transcodificar as trezenlinhas do sistema de projeção das telas do cinema em formas fiéis aos signos emitidos pelo realinhavo dos trajes. Em consequência, as imagens (estáticas ou dinâmicas) apresentam-se com distorções, mais ou menos agudas, das sedes e seres da experiência e convivência dos transientes, filtradas ou infiltradas pela memória de sua sede matriz. Isso se aplica também aos signos decodificados em registros sonoros, além do pouco que se capta por outras vias sensoriais.
Esse é o grande desafio às decisões com que os grupo de cineastas e críticos (kyneaztaz e krytykos, conforme grafia usada por Glaubr Rocha) defrontam-se na monitoria e resgate dos vultos transferidos.


Comentários