top of page
pacos_do_tempo_02_edited.jpg
Cenário Evocativo

Ambientes concebidos como miradas imaginárias correspondentes às sacadas de Cine Inês.

PAÇOS DO TEMPO
1975_057.jpg
1975_057.jpg
1975_057.jpg
1975_057.jpg
1975_057.jpg

Paços do Tempo é um conjunto de ambientes e recintos de interface entre Cine Inês (paço INterno) e Cine Inex (paço EXterno). Distribuem-se entre o pavimento térreo, como Coreto, Copa e Cozinha, e o pavimento superior (Coxia, Cobertura, Convés), que abriga ainda Sanatório e Consultório. As Sacadas são projeções do piso térreo no piso  superior.

O cerne da interface está no Salvo-Conduto, que  abriga o canal extremo das inexposições (N) e a dubiez das sedes inexatas. A partir daí, as conexões passam pelos ambientes e recintos de Paços do Tempo.

A passagem começa pelas duas Comportas. No Coreto, situado no centro do pátio, ocorre o foro permanente CineDeBatePapo-IN. E na Coxia, sua projeção em gabinete nos suspensos subterrâneos de Cine Inex, é realizado o CineDeBatePapo-EX. ​

pacos_do_tempo_2.jpg

​No topo da verticalidade a partir da Copa e da Cozinha, os recintos da Cobertura e do Convés (ambiente IN-EX-BOX) formam os Cômodos.

Paços do Tempo é integrado ainda pela Copa e a Cozinha, no acesso ao Saguão, em que se destacam os vínculos originários e estruturais do velho cinema da praça, em formato de cINeEXtras. 

Nesse ambiente, a Cobertura e o Convés são recintos coletores de relatos e criações de interlocutores (cINeconEXões), que contribuem com impressões sugestivas de potencial aplicação na decifração dos mistérios do inexversus.

bottom of page