top of page
cine_inex_selo.webp
Slide2.JPG
CineDebatePapo

Os doze temas de CineDeBatePapo

CineDeBatePapo é um fórum permanente de cineastas (kyneaztaz) e críticos (kryptykoz) de cinema, organizado em torno de doze temas que articulam as artes cruzadas com a cultura cinematográfica.

As reuniões transcorrem no átrio do paço Interno de CINE INÊS, ocupação imaginária de um histório edifício público em antiga praça de uma cidade portuária, e num gabinete localizado nos suspensos subterrâneos do átrio, em interface com CINE INEX, ocupação imaginária do pavimento superior do prédio, que se projeta em vínculos com as realidades perceptuais do inexversus.

sacada_cardeais.png
sacada_cardeais.png
Paco_Interno_Cenario.jpg
CineDebatePapo IN

Quando realizado no átrio do edifício (centro da imagem acima), o fórum permanente é referido como CineDeBatePapo-IN, porque sediado no Paço Interno de Cine Inês.

 

Nos debates, circunscritos aos doze temas, os kyneaztaz e kryptykoz estudam, analisam e pesquisam questões gerais relativas aos conceitos, fundamentos e técnicas das artes e ciências cruzadas com a cultura cinematográfica, a partir dos conteúdos exibidos em CINE INÊS e em outros âmbitos de exposição.

 

Inseridos no contexto de um ambiente de exibições artísticas e culturais que, em velada criptografia sob o formato de um cineclube, dissimula a atividade exploratória de realidades perceptuais do universo, os kyneaztas e kryptykoz não abordam no CineDeBatePapo-IN questões específicas dos projetos em desenvolvimento ou em execução.

Com cautela, vão estabelecendo correlações e causalidades entre os aspectos artísticos e culturais em discussão e elementos teóricos afins e pertinentes à engenharia do laboratório e do observatório que a aparência de um cinema busca ocultar.

Quando realizado num gabinete nos suspensos subterrâneos do átrio, o fórum permanente é referido como CineDeBatePapo-EX, porque sediado no Paço Externo de Cine Inês: CINE INEX (imagem acima).

 

Nessas reuniões, preservados de intromissões alheias pelo uso restrito e reservado do compartimento, os kyneaztaz e kryptykoz, amalgamados na condição de arquitextores, transfiguram o cinema  em laboratório e observatório de lançamentos de protonautas espectrais rumo ao inexplorado inexversus.

Para desenvolverem ações exploratórias e configurações de sistemas de monitoramento, aperfeiçoando projeções e rastreios pelas realidades perceptuais do universo, os arquitextores montam inexposições, mostras em narrativas criptográficas das navegações pelos canais de CANTOS CORRENTES, exibidas nas sacadas e constelados do cinema imaginário. 

​​

bottom of page