top of page
Sacada Oeste
paco_IN_red.jpg

Conteúdos da trama própria de Cantos Correntes em correlação entre Paço Interno e Paço Externo de Cine Inês.

Conteúdos da trama própria de Cantos Correntes: seres e sedes, reais e fictícios.

MAURICE LEGEARD.
sacada_ajuste.jpg
ERA UMA VEZ UM GURU
Reproduzir vídeo
Memorial da Tela.
selo_Maurice_cartaz.jpg

Maurice Legeard (Paris, 1925 - Santos, 1997) desenvolveu desde 1950 intensa atividade cineclubística a partir do Clube de Cinema de Santos, fundado em 1948, e depois ao constituir em 1981 a Cinemateca de Santos.

 

Sua atuação estendeu-se também a diversas manifestações e associações de arte, como clubes de poesia, fotografia, gravura e outros.

Dentre esses, destaca-se o Clube de Arte de Santos, em que se aproximou do teatro e de artistas e intelectuais como Patrícia Galvão, Plínio Marcos, Ney Latorraca, Serafim Gonzalez e muitos mais.

Sobre O MÉDICO E O MONSTRO (2009)

O MÉDICO E O MONSTRO (2009) Ricardo Prado e Thyrslian Winnie

Documentário em curta-metragem que delineia um traçado da personalidade do  cineclubista Maurice Legeard, um dos grandes ativistas culturais da cidade de Santos, na segunda metade do século XX.  

ACESSE

Depoimentos de Gilberto Mendes, Rubens Ewald Filho, Telma de Souza, Élver Savietto, Ney Latorrraca, Isabel Nascimento, Carlos Pinto, Argemiro Antunes, Eduardo Caldeira, Luís Garcia Jorge, Juracy Silveira, Gilson de Melo Barros, Nívio Mota, Tanah Corrêa e Patrícia Legeard. Maurice Legeard - De 1950, ao presenciar a exibição inaugural do Clube de Cinema de Santos, a 1997, quando faleceu em meio a um ciclo de revisão do cinema moderno promovido pela Cinemateca de Santos, ambas instituições que ele coordenou ao longo dessas cinco décadas, Maurice Legeard afirmou-se como a grande figura do cineclubismo na região da Baixada Santista. Sua influência, entretanto, extrapolou os limites do cultivo da arte cinematográfica, estendendo-se ao ambiente cultural, artístico e intelecutal, como comprovam os depoimentos representativos que o documentário MAURICE LEGEARD: O MÉDICO E O MONSTRO oferece.

Sequência de cartazes evocando a personalidade do cineclubista Maurice Legeard, conforme abordada no documentário.

bottom of page