top of page
IN_EX.jpg
CineDebatePapo
Tema 04 - PERSONA
sacada_cardeais.png
sacada_cardeais.png
Paco_Interno_Cenario.jpg

Os seres

DOZE HOMENS E UMA QUESTÃO: A PERSONAGEM

 

O filme Doze Homens E Uma Sentença, dirigido por Sidney Lumet em 1957 (trailer a seguir), coloca em cena doze personagens em torno de uma questão: decidir a inocência ou culpabilidade de um réu por assassinato. O debate que se desenrola na sala do júri coloca em cena, de modo incisivo, a exploração teatral das variadas características dessas personagens. O artigo do professor e crítico Cid Marcus (texto integral aqui), entre outros aspectos do filme, aborda essa questão.

selo_mostra_de_cinema_homenagem_GM.jpg

MOSTRA DE CINEMA Homenagem a GILBERTO MENDES foi um ciclo de cinema elaborado pela Cinemateca de Santos, por sugestão e com participação do site CINE INÊS.

A sugestão veio a propósito de iniciativa que o site idealizou e promoveu, a partir de proposta conjunta com a Cátedra Gilberto Mendes, da Universidade Católica de Santos, e realizada em parceria com a Cinemateca de Santos, também com o propósito de homenagem ao compositor, falecido em 2016. 

 

intitulada GILBERTO MENDES MORRENASCE 100 anos 10 datas, foi uma série videográfica comemorativa ao centenário do nascimento do compositor Gilberto Mendes, e consistiu de uma programação de obras do compositor exibidas no canal GILBERTO MENDES MORRENASCE, do you tube, no período de 01/01/2022 a 13/10/2022.

 

O ciclo MOSTRA DE CINEMA Homenagem a GILBERTO MENDES foi exibido de 00/00/2022 a 19/11/2022, com sessões regulares aos sábados, às 20 horas, na sede da Cinemateca, à Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, em Santos. 

Para o encerramento da mostra, o site CINE INÊS produziu o video-álbum VIVER SUA CIDADE - Com Gilberto Mendes nos ouvidos, desde a Avenida Nébias.

Selo_centenario_GM_santos_sp.jpg

CENTENÁRIO GILBERTO MENDES

Programação comemorativa aos 100 anos do nascimento do compositor Gilberto Mendes, realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Município de Santos.

 

O site Cine Inês participou do concerto de encerramento da programação, última peça do programa, com a produção de um vídeo-guia para improvisações musicais em torno de algumas canções-temas de filmes citados por Gilberto Mendes, tendo como fundo a interpretação da peça para piano Um Estudo? Eisler e Webern Caminham nos Mares do Sul, do compositor. 

Integrou-se posteriormente a essa concepção um arranjo de José Simonian para a valsa-canção Lábios que Beijei (J. Cascata e Leonel Azevedo), a partir da qual Gilberto Mendes pretendia desenvolver obra própria.

bottom of page