top of page

Paralaxe (álbum)

Atualizado: 8 de dez. de 2024


ree

Conjunto de composições que exploram possibilidades de aplicar ao discurso musical elementos que definem o fenômeno visual da paralaxe.


Uma explicação simples e direta sobre a paralaxe remete a um hábito muito comum entre as crianças: colocar o dedo em frente aos  olhos e fechar alternadamente cada olho para observar como o dedo muda de posição em relação às coisas que ficam ao fundo do campo visual. Quanto mais perto do rosto, maior a diferença de posição. Quanto mais longe, menor. A paralaxe é o ângulo que as duas miradas formam com o objeto observado.


Extrapolando tal percepção para uma escala espacial, em que o dedo seria um corpo celeste observado a partir de dois pontos do planeta (os olhos), o conceito de paralaxe é aplicado para mensuração de distâncias entre o objeto e o local de onde é observado. Pela abertura do ângulo calcula-se a distância entre o objeto e os observadores.

 

A paralaxe compõe-se assim de três planos e de quatro ele­mentos: dois observadores no primeiro plano, um objeto obser­vado no segundo plano, e o fundo contra o qual o objeto é ob­servado, no terceiro plano.


A proposta de Paralaxe, como composição musical, é trabalhar no universo so­noro algumas re­lações ex­traídas desse jogo visual.



PARALAXE



1 - Paralaxe Zero


2 - Paralaxe


3 - Paralaxe de Canções e de Gestos


4 - Recitativo e Ária em Paralaxe


5 - Paralaxe sobre a canção Soliloquy, de Charles Ives







 
 
 

Comentários


bottom of page