IMPRESSÕES E PARECERES - Tema 02 (De Olho na Tela)
O Kyneazta responsável pela apresentação do resumo, conforme consenso entre os pares, começou pronunciando-se sobre a grande dificuldades de transformar em imagens a percepção sensorial dos protonautas. Ainda não se logrou uma visualização adequada dos estratos da realidade em que eles se inserem.
Destacou questões técnicas, como os instrumentos de captação do observatório, que não conseguem transcodificar as trezenlinhas do sistema de projeção das telas do cinema em formas fiéis aos signos emitidos pelo realinhavo dos trajes.
Em consequência, as imagens (estáticas ou dinâmicas) apresentam-se com distorções, mais ou menos agudas, das sedes e dos seres da experiência e convivência dos transientes, filtradas ou infiltradas pela memória de sua sede matriz. Isso se aplica também aos signos decodificados em registros sonoros, além do pouco que se capta por outras vias sensoriais.
Esse é o grande desafio às decisões com que os grupo de cineastas e críticos (kyneaztaz e krytykos, conforme grafia usada por Glauber Rocha) defrontam-se na monitoria e resgate dos vultos transferidos.
continuar leitura